terça-feira, 17 de março de 2009

Fute-Tênis


O genial Oscar de Oliveira, brasileiro, esportista suzanense. Teve a magnifica inspiração de ter idealizado o novo esporte que se tem notícia da qual o batizou de “fute-tênis”. Parecido com o jogo de tênis em suas jogadas paralelas, diagonais e deixadas, tudo o que se faz com a raquete aqui se faz com o pé e a bola de futebol. Tem tudo haver com o futebol, habilidade e dominio com a bola são os fatores fundamentais, bem como suas jogadas acrobáticas, em voleio, bicicleta, chutes e cabeçadas. O fato do saque é a bola estar parada no solo e o jogador ter que chutar a mesma para o campo adversário, também foi outro fator semelhante ao futebol no que se refere as cobranças de faltas, escanteios e cobrança de penalti. Sua pontuação é semelhante ao tênis, pontuado por sets e games. O fator mais parecido com o futebol é a presença dos gols . Na verdade o nome do esporte tem tudo haver “fute-tênis” e os gols foi sem dúvida nenhuma o grande projeto do nobre Oscar. Trata-se de um esporte saúdavel e motivador. O fute-tênis sugio no Brasil em 6 de Setembro de 1990 através do jornal Diário de Suzano e seu registro de patente (05/12/1991) do INPI –Instituto Nacional da Propriedade Industrial, fato este considerado inédito nas histórias das modalidades esportivas. Após várias realizações de torneios, campeonatos na cidade de Suzano e entrevistas a televisão, a convite de Oscar, várias personalidades do meio esportivo nacional e internacional estiveram a Suzano para praticar o esporte. Em, 20 de Fevereiro de 2001 na cidade de Suzano, SP, Oscar funda a tão esperada FEBRAFUT – Federação Brasileira de Fute-Tênis, hoje denominada CBFT- Confederação Brasileira de Fute-Tênis. Hoje a modalidade é reconhecida de forma iternacionalmente, no Ministério do Esporte e foi Declarada Utilidade Publica no municipio de Suzano em Junho de 2003.

Mais informações sobre as regras do jogo clique aqui.

Um comentário:

  1. Olá a todos! sou o Oscar de Oliveira, inventor deste esporte maravilhoso o "fute-tênis". Mas ao praticar o fute-tênis não se esqueça de montar as traves, pois este esporte tem o gol. Existe pessoas jogando o fute-tênis sem os gols. Quero agradecer a LIMA ESPORTES, por esta oportunidade e dizer ainda que a nossa entidade a Federação Brasileira de Fute-Tênis (FEBRAFUT), lançou o projeto FUTE-TÊNIS BRASIL, desta forma estamos trabalhando de forma intensiva e para a temporada 2011 ate 2015 o fute-tênis estará de forma maciça nos jogos regionais e abertos (modalidade extra). Estamos realizando as edições da COPA DA JUVENTUDE, CAMPEONATO PAULISTA E O TROFÉU BRASIL.Sem contar o FUTE-TÊNIS NA AREIA ! Sim o fute-tênis na praia será o grande lance deste esporte!!! Você que ainda não conhece o fute-tênis, se ajunte a nós e seja mais um futetênista....estamos dando oportunidade para criações de ligas nas mais diversas cidades deste Brasil. Agradecemos o apoio da SELT/SP, ME, CONFEF e a cidade de Suzano.
    Para solicitações de projetos, para prefeituras, SEMES, SESC, Clubes, Universidades, eventos, torneios, palestras e cursos de técnicos e árbitros, me escrevam!


    Saudações Esportivas,

    Oscar de Oliveira
    Criador do fute-tênis/Brasil

    e-mail: futetenisbrasil@gmail.com
    e-mail: oscarfutetenis@uol.com.br
    Tel. (011) 4747-1632 - Cel. (011) 7688-0597

    ResponderExcluir